quinta-feira, 13 de junho de 2013

Zaoris: Além do Seu Olhar


Quem quer ver além do alcance?


Poderes paranormais sempre fizeram parte da mitologia de diversos povos. Telepatia, teletransporte, mediunidade, telecinesia, radiestesia, zahorí e muitos outros dons que fariam qualquer mutante da Marvel feliz da vida. Não só da Marvel e DC, mas também dos mangás japoneses.

Alguém lembra do personagem Sasuke do anime Naruto? Ele possuía olhos mágicos chamados de sharingan que o permitia copiar o que uma outra pessoa fizesse apenas olhando. Este princípio foi usado no “olho do leão” de Régulus, personagem do mangá Cavaleiros do Zodíaco – Lost Canvas. Uma mulher também já teve olhos especiais e o nome dela é Aya Natsumi  do mangá Tenjho Tenge. Era o Ryugan, os olhos do dragão. Quem tinha o Ryugan podia ver o passado, presente, os futuros possíveis e até ver e ouvir os mortos.

Ter uma “visão além do alcance” significa obter uma vantagem significativa sobre os outros mortais. Talvez seja por isto que a lenda do Zaori seja tão interessante.  O zaori é uma lenda árabe trazida para o Brasil na época da colonização durante o ciclo das pedras preciosas. A lenda é forte na região do Rio da Prata, no Rio Grande do Sul. Lembra estes gurus que tem uma pedra como se fosse o terceiro olho? Pois é, é uma variação do Zaori. A definição de zaori mais comum que se encontra na internet é que “Todos aqueles que nascem em uma sexta-feira da Paixão são zaoris. Têm o aspecto de homens comuns. Seus olhos, porém, são muito brilhantes, de um brilho mágico, misterioso. Possuem o poder de ver através de corpos opacos, terras ou montanhas, assim conseguindo localizar tesouros escondidos. Barras de ouro ou prata, jóias, pedras preciosas, armas raras, nada escapa ao olhar mágico destes seres, mesmo que esteja enterrado sob vinte metros de terra.”

Vendo esta definição e analisando o folclore de pessoas que leem cartas, mãos, e enxergam o futuro acabei chegando a uma conclusão sobre o Zaori que é o que será usado nas histórias de Tupanaoca: o zaori é o olho da verdade. O que você quer ver? Você quer ver ouro na montanha? Quem tem o zaori tem a capacidade de olhar o lugar e ver a verdade se há ou não ouro no lugar. Você quer ver o que pode acontecer no futuro se seguir um determinado caminho? O zaori mostra se aquilo é verdade ou não.

Para uma história, esta concepção traz um leque muito interessante de possibilidades a serem exploradas e ao mesmo tempo não foge da tradição folclórica dos adivinhos do interior. Dia 20 de junho, estão convidados para ver como isto funciona na história em quadrinhos de Tupanaoca. Será ler e se divertir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário