quinta-feira, 6 de junho de 2013

Um Monstro Chamado Minhocão


Olhe lá no rio! É um verme? É um peixe? É uma cobra?... Não, é o Minhocão!

Se alguém te perguntar: “Já ouviu falar da lenda do minhocão?” o que você vai responder?

Alternativa 1 - “Já. Minhocão é o viaduto da minha cidade”.
Alternativa 2 - “Já, minhocão é o nome dado ao trenzinho da alegria onde a Cuca, o Fofão e a Emília chamavam as crianças para passear”.
Alternativa 3 - “Já, minhocão é o minhocuçu grande. Destes que a gente usa como isca para pescar. Só que é ele que pesca a gente.”

... Tempo...

Se escolheu uma das respostas acima, lamento muito! Nenhuma destas alternativas tem haver com o folclore do Brasil. Minhocão original tem haver com a lenda indígena da “piramboia” que é traduzido como “peixe-cobra”. Ou melhor: o minhocão seria na verdade uma piramboia de tamanho descomunal que rasga a terra por onde passa e é capaz de virar grandes embarcações.

Câmara Cascudo, certamente um dos mais renomados pesquisadores do folclore brasileiro escreveu que o “Minhocão, do ciclo da Cobra Grande, da Boiúna amazônica, é o monstro que povoa de mistérios as águas do Rio São Francisco. Tem a aparência de um minhocão molenga e feroz, sem fazer favores como a Mãe-d’água e o Caboclo do rio. Persegue para comer, vira barcos espalhando pavores. O minhocão explica fenômenos naturais de erosão. As barrancas do rio, cortadas a pique, escavações fundas, covas circulares que lembram bocas de túneis, terras afundadas subitamente pelo solapamento das bases submersas.”

Existem referências do Minhocão de norte ao sul do Brasil, especialmente a região da Bacia do Rio Amazonas, Rio Paraná e Rio São Francisco. O minhocão muda de aparência de região para região, a semelhança está na ação destrutiva do monstro que confirma sua vocação irracional e violenta. Há uma lenda em Cuiabá que a criatura vive no poço do Rio Cuiabá e ataca barcos à noite quando fica com raiva, derruba barrancos e casas que ficam nas encostas.

Encontrei referências que conta uma história de um peixe semelhante a um surubim que perdeu as nadadeiras e subiu à terra firme para viver no barro, ou seja, virou uma piramboia. É esta referência que foi usada na criação do monstro no episódio primeiro de Tupanaoca, um monstro com uma aparência mais parecida com um peixe do que um verme.

Você poderá conferir o monstro em ação no dia Vinte de Junho, data do lançamento da história em quadrinhos Tupanaoca aqui no site. Todos estão convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário