segunda-feira, 21 de maio de 2018

A Gibizeira do Salão Carioca

Dos dias 17 à 20 de Maio Aconteceu a LER – Salão Carioca do Livro (e Nós Estivemos Lá!)


Nenhuma biblioteca deveria ser fechada, mas a BPE (Biblioteca Parque Estadual) estava, desde o ano de 2016. Pouca gente sabe o quanto é caro manter aberto aquelas instalações, segundo o jornal “O Dia” através das palavras do próprio Secretário de Cultura, Leandro Monteiro, os valores chegam à quatro milhões ao ano. Com os problemas financeiros que o Estado do Rio enfrentou (e ainda enfrenta) nos últimos anos, várias instalações culturais tiveram que ser fechadas e, aos poucos, os espaços estão voltando a abrir.


A BPE é uma das instalações mais magníficas que se pode visitar no Rio. Bonita, aconchegante, ampla. O Salão Carioca do Livro deu a oportunidade para as pessoas visitarem o lugar pela primeira vez, ou revisitar após tanto tempo. Dentre tantas possibilidades de leitura, me atrevo a dizer, que a Gibizeira organizada pelo pessoal do Capa Comics é que deu o tempero popular ao evento. Creio que grande parte das pessoas que começaram o hábito de leitura, lá na época de escola, começou através dos quadrinhos. Quadrinho que hoje anda um pouco até “gurmetizado” devido o afastamento do público das bancas de revistas, mas que, através das produções independentes, ainda consegue dar aquele ar nostálgico para quem saia da escola e ia se encontrar com a turma na banca para folear, comprar, ou procurar novas HQs.


A Gibizeira teve um ar de feirão, bem no estilo de eventos de quadrinhos que já acontecemos, como a 101 e o Family Geek. Mas, o Ler teve uma coisa que estes eventos não tinham e acho que foi o que tornou, pelo menos para mim, no melhor evento de quadrinhos que já participei no Rio de Janeiro: o fato de que a Biblioteca trouxe ao evento uma imersão que tornou a atmosfera muito boa para quem gosta de procurar materiais de leitura, independente de serem livros ou quadrinhos.

Torço para que o evento seja recorrente, que continue outras vezes. Pelo menos para mim deu a impressão de que vale uma "Gibizeira II, o retorno à BPE" em um futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário