quarta-feira, 23 de outubro de 2013

As Faces de Cobra-Grande

AMIGO? INIMIGO? DEUS? DEMÔNIO? QUEM É O COBRA-GRANDE NO MUNDO

O mito de Cobra-Grande talvez seja o mais antigo e enraizado da cultura mundial, é um mito que se espalha ao redor do mundo passando desde a mitologia Nórdica, onde a Serpente de Midgard chamada Jormungand está destinada a matar e morrer na luta contra o deus Thor no Ragnarok; passando pela religião africana, onde Oxumarê desce dos céus em forma de arco-íris e bebe a água dos rios causando grandes secas se tornando o Deus/Deusa que controla a estação das secas e das chuvas; passando também pela bíblia onde, como o mais astuto dos animais se divertiu às custas e Eva e Adão resultando na expulsão da ambos do Paraíso, na Austrália com a lenda dos rios e chegando finalmente a América do Sul onde Cobra-Grande ocupa o maior destaque das lendas.

Segundo uma das lendas guaranis, Cobra-Grande, filho de Tupã antigamente era uma Mboiguaçú comum, mas subiu o Rio Amazonas e retornou como Cobra-Grande. Como existem várias lendas a respeito deste ser, vale a pena colocar aqui o fato de Cobra-Grande ser o próprio Rio Amazonas onde a cabeça se encontra em sua foz (Ilha de Marajó) e sua calda em sua nascente, na região do Peru. Por este motivo o Cobra-Grande é chamado pelos nativos de "Amaru Mayu" ou "A Serpente Mãe do Mundo". No folclore Viracocha, Cobra-Grande é destacado em duas poderosas faces: Jacumama, a serpente em forma de relâmpago que corta o céu e a terra e Sachamama, a serpente de duas cabeças em forma de Arco-Íris que liga Céu, Terra e Inferno sendo o responsável pelo equilíbrio do bem e do mal no mundo.

Nas histórias de Tupanaoca, Cobra-Grande é isto, a face do poder bruto da natureza que percorre o mundo e que tem sua casa nas florestas brasileiras, um ser de muitos filhos dotado de grande poder, indomável que só segue a si mesmo e aos seus objetivos. Para uns será um deus, para outros um demônio, e para quem o conhece uma criatura com um comportamento nem mais e nem menos que humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário